Capinópolis: mutirão de limpeza contra a dengue está sendo realizado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Capinópolis, Minas Gerais. O período chuvoso e o calor intenso são as situações ideais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de graves doenças como a dengue, chikungunya e Zika vírus. Com o objetivo de combater os casos, o setor de combate à endemias do Município de Capinópolis deu início ao mutirão da limpeza na última terça-feira (15.fev.2022).

Os primeiros bairros a receberem o mutirão foram o José Balduíno Sobrinho e o Recanto das Acácias I, II e III. Todos os bairros de Capinópolis receberão o projeto.

Segundo a educadora em Saúde, Marilane Vilela, o mutirão de limpeza tem importância fundamental para evitar a proliferação das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

“No mutirão, o servidor entra na residência, conversa com o morador, explica que aquele objeto pode servir para acúmulo de água, e retirando do quintal, ele vai ficar livre de um possível criadouro do Aedes Aegypti. É de suma importância o mutirão de limpeza”, disse Marilane.

Até o momento, 8 casos suspeito de dengue estão sendo investigados. O número pode ser ainda maior, pois muitos pacientes com dengue não procuram a unidade médica.

Alguns cuidados contra a dengue:

  1. Tampar os tonéis e caixas d’água.
  2. Manter calhas sempre limpas.
  3. Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo.
  4. Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
  5. Tampar as lixeiras.
  6. Limpar os ralos e colocar tela.
  7. Limpar os bebedouros de animais domésticos.
  8. Manter lotes e terrenos limpos.

Os sintomas da dengue são — febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico.

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida