Capinópolis: projeto de castrações gratuitas de cães e gatos tem início em Capinópolis

Digiqole Ad
Márcio Filho, médico veterinário, durante cirurgia | Foto: Arquivo/Tudo Em Dia
Márcio Filho, médico veterinário, durante cirurgia | Foto: Arquivo/Tudo Em Dia

Capinópolis, Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis deu início ao projeto para castração de cães e gatos. A primeira fase do projeto prevê 200 castrações no primeiro semestre de 2022, um investimento de aproximadamente R$40 mil.

A clínica veterinária Nutrivet, da cidade de Capinópolis, foi a vencedora da licitação, e deu início às castrações. Neste ano, 15 animais já foram castrados — 9 cadelas e 6 gatas.

O veterinário Márcio Filho disse que a recuperação é rápida, e todos os animais saem da cirurgia medicados com antibióticos e remédios para dor.

A Sociedade Protetora dos Animais de Capinópolis — SPAC— está coordenando o projeto. 

A Lei 1.704 de 27 de Setembro de 2021, autorizou a parceria entre o Município de Capinópolis e a instituição, no entanto, os custos estão sendo pagos pelo governo municipal.

O prefeito Cleidimar Zanotto ressaltou a importância da parceria com a Spac. “Essa parceria com a Spac é de suma importância, pois já conhecemos o trabalho sério da instituição na proteção dos animais de rua e também dos animais de propriedade das pessoas de baixa renda”.

A Spac define e recolhe os animais, em parceria com o setor de Controle de Endemias.

Segundo Vinícius Dias, um dos integrantes da Spac, o projeto visa reduzir a população canina e felina nas ruas de Capinópolis.

O secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti, ressaltou que a prioridade de castração é para as fêmeas.

Em 2017 Capinópolis recebeu o Castramóvel por meio de parceria com o governo do estado. Ao todo, 180 castrações foram realizadas na ocasião.

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida