Dia Mundial da Saúde é celebrado em Capinópolis

Digiqole Ad
O projeto “Saúde em Ação” foi idealizado e realizado pela Secretaria de Saúde | Foto: Daniel Braga

Por Daniel Braga | Marina Braga

Capinópolis, Minas Gerais. O Dia Mundial da Saúde foi celebrado em Capinópolis por meio do projeto “Saúde em Ação”, com atividades ligadas ao bem-estar, orientações e boa alimentação. O evento foi realizado na noite da última quinta-feira (07.abr.22), na praça João Moreira de Souza.

O projeto, idealizado e realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis, em parceria com a Secretaria de Esporte e Secretaria de Educação, levou orientações à população sobre nutrição, controle de endemias, Saúde Bucal, Hanseníase, Tuberculose, DST/AIDS, Saúde Bucal coleta seletiva, fisioterapia e Saúde da Família.

Um aulão de zumba animou a noite na praça.

Giovani Mafioleti, secretário de Saúde, disse ao Tudo Em Dia que o objetivo é realizar o evento várias vezes durante o ano. “Começamos a pensar o evento há uns trinta dias, focando o Dia Mundial da Saúde, e envolvemos as referências técnicas de cada setor — Epidemiologia, Saúde Bucal, PSF, Farmácia e Vigilância Sanitária, além de envolvermos o esporte. A intenção é que realizemos eventos assim a cada dois ou três meses. Com a redução da pandemia, liberação do uso de máscaras, a gente acredita que vai voltar ao normal, e voltaremos a trazer esses eventos com mais frequência”, disse o secretário.

Pontos importantes como o perigo da automedicação foram destacados. Drogarias e farmácias montaram stand na praça, com o objetivo de orientar a população. 

“Estamos aqui instruindo o pessoal sobre quais medicações são distribuídas pelo plano da Farmácia Popular”, disse Valéria Miranda, representante da drogaria Americana.

Marcela Camargo, representante da Farmácia Essenciale, destacou que os medicamentos manipulados, nem sempre são naturais. “A população em geral acha que os manipulados não tem contraindicação … todos os produtos têm contraindicação. Temos que ter cuidado com a automedicação, com aquela história do ‘vizinho me indicou’, ‘meu pai me indicou’…”, disse Marcela. Representantes da Drogaria Nossa Senhora Aparecida também marcaram presença.

Questionado por Daniel Braga sobre o que havia aprendido, o pequeno Fábio disse que havia aprendido “a escovar os dentes de forma correta, comer três frutas ao dia, e não deixar água parada devido ao mosquito da dengue”.

O pequeno Fábio ficou curioso e buscou aprender em todas os stands | Foto: Daniel Braga

O stand do setor de Controle de Endemias, coordenado por Marilane Vilela e Irandir Júnior (Tota), abordaram os perigos das infecções por dengue, zika e chikungunya, além  do risco das picadas de escorpiões. 

Informações e orientações sobre os perigos do câncer bucal foram levadas à população. “A Saúde Bucal está fazendo orientações a respeito do diagnóstico do câncer, levando orientações às crianças sobre a importância da higienização bucal, além de informações às gestantes relacionadas ao tema”, disse Queli Cristina, agente de Saúde Bucal do Município de Capinópolis, 

Cleidimar Zanotto, prefeito de Capinópolis, disse que “é muito gratificante estarmos realizando este evento na praça para que possamos desenvolver atividades. É um projeto de suma importância, que estamos iniciando hoje, onde queremos agregar essas parcerias para que a população possa interagir com a saúde, educação e esporte”, disse. 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Foto: Daniel Braga

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida