Empreendedorismo e as ferramentas online fundamentais

Digiqole Ad

Dentre várias atividades que surgiram nos últimos anos, com certeza você deve conhecer alguém — ou é esta pessoa — que resolveu começar empreender, seja fisicamente ou online. Atualmente, encontramos diariamente alguém tentando vender um produto ou até mesmo comentando sobre a importância de um negócio online.

Assim como existe um conjunto de ações para quem deseja promover seu produto através de boca a boca ou anúncios de rádio, é necessário criar uma estratégia para conquistar clientes pelo meio digital, que devido a sua grande concorrência é necessário saber as melhores formas de empreender neste meio.

A máxima ainda perdura “quem não é visto, não é lembrado”, mas como ser visto no digital? Como garantir que seu negócio chame atenção de um possível cliente? Como utilizar um criador de logo para ter uma marca única? Neste artigo iremos te contar algumas dicas para garantir que você faça do seu negócio uma referência em empreendedorismo.

Crie uma marca atraente

Um negócio sem um nome não existe, ou melhor, um negócio sem um nome ou sem uma logomarca não existe. Afinal, você se lembraria da Coca-Cola sem a cor chamativa, as garrafas com o papai noel durante o natal ou a logomarca exclusiva? Calma, não pense que você terá que gastar rios de dinheiro com um designer renomado para criar uma logo para sua empresa — a não ser que este seja seu objetivo.

Diversos programas atuais permitem a criação de uma logo rápida e objetiva, podendo até mesmo ser registrada diretamente pela plataforma onde foi criada. Algumas plataformas mais famosas já oferecem a possibilidade de você criar o logotipo da sua marca, onde você pode selecionar suas preferências através de um questionário e, então, escolher entre os resultados ofertados.

Para aqueles que preferem contar com a ajuda de um profissional, estas plataformas, em alguns casos, oferecem designers parceiros que auxiliam no processo de criação de novas identidades visuais.

Lembre-se que uma logo é a segunda referência após o nome de seu negócio que seus clientes vão ter, então tente criar algo simples e objetivo, que transmita a essência do seu negócio e seja facilmente reconhecido. Uma boa dica é evitar utilizar muitas cores, pois as mesmas vão atrapalhar a visualização da sua marca.

Uma paleta de cores pré-definida pode te auxiliar nesse processo de criação, assim como pedir a opinião de alguns amigos sobre quais marcas de nichos parecidos com o seu eles mais admiram. Você pode utilizar alguns recursos para pesquisar inspirações e referências, como Pinterest ou o Adobe Colors.

Utilize as redes sociais como meio de divulgação

Se você quiser ter sucesso em seu empreendimento precisará utilizar todo o arsenal de redes sociais que estiver disponível. Lembre-se que os seguidores estão sempre buscando por conteúdos de sua empresa de maneira rápida e objetiva, e na maioria das vezes, muitos vão recorrer às redes sociais para saber mais sobre ela. 

Tenha em mente que ao criar um perfil em uma rede social, como, por exemplo, o Instagram, você terá que mantê-lo sempre atualizado, assim seus clientes ficarão sempre atentos às novidades que você postar. 

Uma ótima maneira de construir uma audiência nas redes sociais que reverta em boas vendas é focar em estratégia de storytelling — que nada mais é que uma técnica de construir uma narrativa, contando histórias além das palavras, de modo a promover o seu negócio e vender os serviços de forma indireta, persuadindo o seu público de um jeito diferente e encantador.

Fale sobre o processo de produção do seu negócio, por exemplo, mostre pedaços estratégicos da sua rotina de trabalho e conte aos seguidores o quanto a construção do seu negócio tem sido com o exclusivo objetivo de quitar um problema na vida deles, de trazer uma solução para eles de maneira comprometida e transparente.

Invista em anúncios pagos

Caso seu negócio já esteja andando, é necessário dar um empurrãozinho para que ele finalmente alavanque. Nesse caso, investir em anúncios pagos é uma opção muito interessante, pois, quando feito da maneira correta, o retorno sobre seu investimento será garantido e você verá suas vendas decolarem. Se tratando de anúncios pagos, o alcance que você atingirá para possíveis clientes é ilimitado e pode ser feito de muitas maneiras, em diferentes plataformas.

Você pode utilizar as funcionalidades exclusivas para anunciantes nas redes sociais, como, por exemplo, exibição de anúncio por idade, localização geográfica e/ou faixa econômica, entre outros. Isso tudo fará com que seu anúncio tenha mais efeito e que o dinheiro que você investiu gere mais possíveis clientes — conhecidos como leads —  que estejam realmente interessados em comprar o que você vende.

Conclusão


Os resultados que você terá vai depender da forma que você utiliza essas dicas e também até mesmo do tipo do seu negócio. Existem empreendimentos que levam mais tempo para serem notados no meio digital, isso não é problema, porém outros acabam se destacando rapidamente, principalmente quando preparados para um lançamento ou uma inauguração digital. Esteja ciente que independente do tipo de negócio, ao aplicar essas dicas sobre empreendedorismo, você verá um aumento de clientes e, consequentemente, de lucros também.

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida