Maio terá um eclipse lunar total que poderá ser visto em Belo Horizonte

Digiqole Ad

Um eclipse lunar total que vai ocorrer no próximo dia 16 de maio poderá ser visto de Belo Horizonte e de vários pontos do Brasil. O fenômeno vai será observado das 22h30 do dia 15 de maio até 3h50 da madrugada do dia 16. O pico será às 1h11. A última vez que o fenômeno ocorreu foi em 2019. 

Durante o eclipse, a lua fica até 7% maior que o normal e ganha uma coloração avermelhada. “Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na lua”, explica a Nasa em seu site. 

Além de poder ser observado no Brasil,  o eclipse também vai aparecer em partes da América do Norte, África e Europa. Um segundo eclipse lunar ainda vai ocorrer neste ano no dia 8 de novembro. 

Não há necessidade de equipamentos de segurança para os olhos para ver os eclipses lunares. Essa precaução só deve ser adotada em eclipses solares, por causa dos raios ultravioletas. O fenômeno pode ser visto a olho nú, mas equipamentos como telescópio podem ajudar na visualização. 
 

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Leia também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida