5S: programa de melhorias contínuas da CRV Industrial mostra excelentes resultados

Digiqole Ad

A usina CRV Industrial implementou o Programa 5S, de origem japonesa, que busca um constante aperfeiçoamento dos processos de limpeza, separação, organização e autodisciplina

Colaboradores receberam um copo reutilizável, buscando minimizar o consumo de copos descartáveis. A medida sustentável busca reduzir os impactos no meio ambiente
Colaboradores receberam um copo reutilizável, buscando minimizar o consumo de copos descartáveis. A medida sustentável busca reduzir os impactos no meio ambiente

Capinópolis, Minas Gerais. Em uma constante busca por melhorias nos processos e no ambiente de trabalho, a unidade mineira da CRV Industrial vem implementando programas amplamente estudados e com resultados comprovados. O programa 5S é um bom exemplo de avanço nas condições de trabalho.

O programa foi implementado na CRV Industrial em 2020, e os bons resultados foram comprovados recentemente, onde auditoras da certificação Bonsucro aprovaram as medidas.

O 5S é de origem japonesa, e tem busca melhorias contínuas dos ambientes de trabalho com a prática de seus 5 sensos:

SEIRI:            Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização;

SEITON:         Senso de Ordem, Arrumação, Organização;

SEISO:           Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo;

SEIKETSU:      Senso de Padronização, Higiene, Asseio, Bem estar;

SHITSUKE:      Senso de Autodisciplina, Disciplina, Autocontrole, Respeito.

Segundo Tanandra Nunes, uma das responsáveis pela implementação da Qualidade na empresa, o 5S é fundamental para o crescimento. “Para nós é de extrema importância, pois é fundamental para o crescimento da empresa. Através da implantação do programa nos setores, conseguimos manter os ambientes limpos, identificados, organizados, e com isso, conseguimos criar um padrão de qualidade. Começamos o 5S com a oficina automotiva em 2020, e em nossa recomendação para a certificação Bonsucro, a oficina inclusive foi destaque. O programa não só melhora nossa vida profissional, mas também a nossa vida pessoal”.

Gestos simples que reduzem impactos ambientais

O Departamento Ambiental da CRV Industrial, recentemente, divulgou seu Plano de Gestão Ambiental (PGA), com inúmeras medidas.

Segundo Lívia Reis, bióloga da CRV Industrial, o Plano de Gestão Ambiental — “tem o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade ambiental do empreendimento, além de estabelecer procedimentos de controle adequados para o funcionamento, licenciamento, cronograma de atividades e mitigação dos impactos ambientais”. 

Medidas simples podem representar um grande passo na busca da sustentabilidade. A distribuição de copos individuais aos colaboradores, por exemplo, minimiza o impacto ambiental causado pelo plástico.

“Para que a gente consiga diminuir o consumo de copos descartáveis, cada um ganhou o seu copo, para ajudarmos o meio ambiente, evitando o gasto excessivo de copos descartáveis”, acrescentou Tanandra Nunes.

Medidas simples podem representar impactos menores no meio ambiente. A distribuição de copos individuais a cada colaborador é uma delas

Outras medidas também foram implementadas

Lixeiras com separação por cores, padronização em recipientes para alocação de peças, distribuição de kits limpeza, identificações em todos os ambientes como em armários e produtos, a não utilização de garrafas pets. Suportes para armazenamento de ferramentas, vassouras, capacetes. A pintura dos ambientes, treinamentos, e quando algum setor de destaque eles ganham o reconhecimento.

Motorista Hamilton recebe reconhecimento

Hamilton foi reconhecido pela limpeza de seu ônibus
Hamilton foi reconhecido pela limpeza de seu ônibus

O motorista Hamilton ganhou destaque na organização e limpeza de seu ônibus. A equipe de reformas de colhedoras também foi reconhecida pela organização.

A equipe de reforma de colhedoras foi destaque em organização
A equipe de reforma de colhedoras foi destaque em organização

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

Central de Jornalismo

https://www.tudoemdia.com

Leia também

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida