CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – O ciclismo chegou com força total e vem arrastando inúmeros adeptos – Em Capinópolis, um grande número de cruzam estradas rumo à uma aventura, ou simplesmente, condicionamento físico.
Mas como evitar os problemas na hora de pegar a estrada? Veja alguns dicas:
1. Revise a sua bike: “A relação de marchas deve ser para provas de longa duração, que exigem o equipamento correto. Principalmente pelas subidas, as marchas são o principal fator a se observar”, alerta Fernando Cheles, graduado em Esporte e membro da área técnica e de operações do L’Étape Brasil (SP).
2. Prepare-se para as subidas: posicionamento e musculatura específicos são exigidos. “Treine pedalar em aclives para acostumar o corpo ao tipo de esforço”, avisa Fernando.
3. Treine fazer curvas: provas em estradas montanhosas têm curvas nas descidas. “Posicione o corpo à frente, apoiando bem o peso no guidão, evitando que a roda dianteira deslize”, ensina o expert. Posicione o pedal de dentro da curva para cima, evitando que ele bata no solo.
4. Proteja-se: roupas para diferentes temperaturas, com tecido tecnológico e design ergonômico, são fundamentais, assim como a proteção solar, mesmo em dias nublados. Segundo Fernando, você pode completar o arsenal com capacete com viseira e óculos com proteção UVA e UVB. “E evite treinos entre 10h e 14h”, adverte.
5. Abasteça-se: mantenha-se sempre hidratada e alimentada. “Provas assim começam cedo e podem durar até oito horas”, lembra Fernando. Para isso, o “tanque” precisa ser constantemente reposto para recuperar sais minerais, glicose, carboidratos e proteínas. Leve com você água, oleaginosas, frutas secas, biscoitos, barrinhas…