O Dinitrofenol (ou DNP) é um remédio para emagrecer comercializado na internet que promete acelerar o metabolismo e fazer perder peso muito rápido. Esse efeito, contudo, é perigosíssimo e pode levar à morte, segundo alerta da Interpol. A Polícia Internacional classifica o medicamento como “droga ilícita e potencialmente letal” e recomenda que ninguém faça uso da substância.
Riscos do Dinitrofenol (DNP)
A pílula de DNP aumenta consideravelmente a temperatura corporal e a taxa metabólica, fazendo com que haja, realmente, uma diminuição de peso rápida. Mas esse suposto benefício é exatamente o que pode fazer mal e levar à morte, como aconteceu com a estudante inglesa Eloise Aimee Parry, que faleceu após ingerir oito cápsulas do remédio e ficar com o corpo “queimado” por dentro.
Em entrevista ao jornal The Independent, a mãe de Eloise desabafou. “A maioria de nós não acredita que os comprimidos para emagrecer podem matar. Mas o DNP não é pílula de emagrecimento, é uma toxina letal”, disse.
Como o DNP funciona no organismo
O potencial emagrecedor dessa substância, segundo matéria do Jornal O Globo, foi descoberto durante a Primeira Guerra Mundial, quando ela era empregada na fabricação de explosivos. Os operários expostos ao dinitrofenol perderam muito peso e isso chamou atenção para o potencial do produto.
O que acontece é que, ao ser ingerido, ele aumenta a temperatura corporal e pode causar um efeito perigoso, fazendo o corpo “cozinhar”. Apesar de seu consumo ter sido proibido na década de 30, ainda hoje há muitos usuários do produto, já que ele é facilmente encontrado para vender na Internet, muitas vezes com o nome de herbicida agrícola.
Bolsa de Mulher