Escolas de Capinópolis comemoram os resultados do PROALFA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escola Municipal Aurelisa Aucântara de Souza
Escola Municipal Aurelisa Aucântara de Souza

Foi divulgado o resultado do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) 2013 das escolas municipais e estaduais de Minas Gerais. O programa avalia anualmente o nível de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do 3º ano do Ciclo da Alfabetização matriculados na rede ensino.

Segundo a supervisora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Zoraine Resende Vilarinho, além de avaliar os sistemas de ensino, o PROALFA gera também indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas.

De acordo com o relatório, na Escola Estadual Governador Juscelino, o nível de letramento recomendável foi alcançado por 100% dos alunos que fizeram o teste e o resultado foi um recorde. As Escolas da Rede Municipal também obtiveram um expressivo salto como mostra os dados a seguir, conforme SIMAVE – Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Pública:

• Escola Municipal Higino Guerra – 91,5% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização;
• Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves – 72% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização;
• Escola Municipal Aurelisa Alcântara de Souza – 69% dos alunos estão no nível recomendável de alfabetização.

Para a secretária municipal de Educação de Capinópolis, Iracilda Duarte o resultado foi positivo para o município. “Parabenizo toda a equipe das escolas pelo brilhante resultado alcançado”, disse. “Eu e a prefeita Dinair nos orgulhamos muito desse resultado e trabalhamos ainda mais para atender as necessidades de todas as escolas da rede pública municipal”, completou Iracilda.

Ainda de acordo com a secretária, estes resultados satisfatórios no PROALFA se devem a uma ação educacional integrada município e Estado, pois este diagnóstico permite também que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) apoie a multiplicidade de projetos de intervenção pedagógica nas escolas e defina políticas públicas mais adequadas a cada região do Estado. Este resultado permite também que o Governo tenha instrumentos e dados para programar ações mais eficazes.

Veja também:

Apoio:

Alexandre Santos Gomes advogado em Capinópolis

1
2
3
4
5
1
2
3
4
5
1
2
3
4
5

Bloqueador de Publicidade

Detectamos um bloqueador de publicidade no seu navegador. Por gentileza, apoie o jornalismo independente brasileiro

Refresh

error: A cópia do conteúdo do Tudo Em Dia é proibida