Categories: Amanda Cunha

Esgotamento mental no trabalho – Síndrome de Burnout / Amanda Cunha

A Síndrome de Burnout / © Royalty-Free/Corbis

A vida profissional ocupa um papel central na vida de muitos indivíduos, como meio de inserção social e na formação de sua identidade. O bem-estar no trabalho se dá pelas expectativas na atividade profissional e a concretização do seus objetivos na profissão. Algumas pessoas tem uma intensa atividade profissional e vivem sob tensão em algumas profissões que exigem muito do trabalhador e então ele passa por dificuldades gerando um esgotamento mental.

Um ambiente de trabalho onde ele se sente muito pressionado (seja pelo chefe, colegas e etc), e também onde não há harmonia, faz com que o individuo não se sinta um profissional realizado e competente gerando um alto nível de estresse, podendo evoluir para o esgotamento mental no trabalho ou Síndrome de Burnout. Um ambiente de trabalho desfavorável que não oferece condições para o desempenho profissional gera um estresse contínuo que desgasta emocionalmente, fisicamente e psicologicamente. Os indivíduos que exercem profissões que exigem um contato contínuo com outras pessoas, lidando com a angústia das mesmas, tem mais probabilidade de sofrerem o Burnout, exemplos: Profissionais da área da saúde, policiais, professores, entre outros; mas isso não significa que pessoas de outras profissões não possam ter esse esgotamento.

A Síndrome de Burnout frequentemente pode ser confundida com a depressão, pois há alguns sintomas parecidos como: pensamentos negativos, fadiga, falta de ânimo para ir ao trabalho, comportamentos agressivos, dificuldades de concentração, desmotivação para atividades que antes eram prazerosas e etc. Há também alguns sintomas físicos como: dores de cabeça, insônia, dores pelo corpo, exaustão,  dores de barriga, entre outros. Quando os sintomas aparecem, os prejuízos ficam em evidência gerando licenças médicas no trabalho, faltas frequentes e depreciação nos relacionamentos interpessoais.

- Continua após a publicidade -

A psicoterapia é necessária neste quadro, pois a pessoa precisa de ajuda para desenvolver mecanismos e se defender do esgotamento mental. O psicólogo vai auxiliar o paciente a exercer novas formas de lidar com o ambiente de trabalho e consequentemente melhorar o seu quadro emocional.

Cuide de sua saúde psicológica, se permita, você merece esse cuidado!

- Continua após a publicidade -
Amanda Cunha – Colunista do Tudo em Dia

Amanda Alves Rodrigues da CunhaPsicóloga Clínica e Organizacional.

Atendimento Infantil, Adolescente e Adulto- CRP 04/45639.  Particular e Convênios.

Av107,n°509-Capinópolis-MG Telefone:(34)9-9183-8899   email:amandacunha.psico@gmail.com

This post was published on 05/07/2016 10:58 PM

Recentes

PM de Capinópolis recebe nova viatura para reforçar patrulhamento rural

Ato simbólico de entrega da chave da viatura | Foto: Paulo Braga Jornalista Capinópolis, Minas…

%

Copa IMEF neste domingo (28) em Capinópolis

Vem aí, mais uma partida acirrada da Super Copa IMEF - Instituto Mineiro de Escolas…

%

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, perde a batalha contra o câncer aos 51 anos

A música brasileira está de luto com a triste notícia do falecimento de Anderson Leonardo,…

%

Nova viatura semiblindada reforça segurança em Ituiutaba

Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril de 2024, o 54º Batalhão de Polícia Militar…

%

Importantes ruas do Bairro Paraíso e Alvorada estão sendo recapeadas

Avenidas importantes do Bairro Paraíso foram recapeadas | Foto: Paulo Braga Capinópolis, Minas Gerais. Em…

%