Categories: Tudo Em Dia News

Fogos podem perturbar os pets; veja dicas que podem ajudar



Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo são acompanhados de um som característico das torcidas: os fogos de artifício, especialmente com estampidos. Apesar da festa, esses sons de explosões perturbam os animais de estimação, que têm a audição mais sensível do que a nossa.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, ruídos acima de 60 decibéis, o equivalente a uma conversa em tom alto, já são suficientes para causar estresse físico e psicológico nos animais.

- Continua após a publicidade -

Notícias relacionadas:

  • Movimento em bares e restaurantes deve crescer 30% na Copa.
  • Ministra da França cobra seleção a se manifestar sobre braçadeiras.

A fotógrafa Catarina Furtado sabe bem a preocupação que os fogos de artifício podem gerar em relação aos seus cães e gatos. Ela nem sai mais de casa quando há possibilidade de fogos. “E aí, ele estava querendo entrar em casa, então arranhava a porta e, nisso de arranhar a porta, ele feriu a pata. Quando eu cheguei, ele estava todo ensanguentado, porque estava tentando entrar em casa. Aí, a partir desse momento, eu decidi não sair mais, porque não ia deixar porque o bichinho no sofrimento, por um prazer meu de sair de casa.”

- Continua após a publicidade -

Por causa de sons como fogos de artifício e trovoadas, há risco dos animais se acidentarem ou fugirem de casa ou até sofrerem infarto. “Não é você pegar, segurar o animal, abraçar, beijar o animal. Não, você dá o conforto pra ele, você dá um lugar para ele se sentir seguro. Esse lugar pode ser um quarto, pode ser debaixo da cama, pode ser dentro de um banheiro, pode ser uma caminha, lugares mais apertados, mas fechados.”

De acordo com a médica-veterinária Kellen Oliveira, se não for possível evitar o som dos fogos, a recomendação é deixar o animal mais à vontade possível.

Mas a recomendação principal é já ter acostumado o bichinho com os ruídos, desde as primeiras semanas de vida. “Então, quando eles são acostumados a esse tipo de barulho nesta fase, que é das três semanas aos três meses de vida, eles têm uma tolerância maior a esses ruídos, em época de festas de final de ano, Copa do Mundo, então eles sofrem menos.

Outra dica é deixar para alimentar o animal próximo da hora dos jogos. Os brinquedos também poderão distraí-lo durante o barulho mais intensos dos fogos de artifício.

Em casos mais sensíveis, alguns cães chegam a ter convulsões. Antes que isso aconteça, o veterinário pode recomendar algo para acalmar o animal. 

A festa da seleção brasileira na Copa do Mundo só será completa se os animaizinhos estiverem seguros e bem cuidados.

This post was published on 24/11/2022 2:24 PM

Recentes

PM de Capinópolis recebe nova viatura para reforçar patrulhamento rural

Ato simbólico de entrega da chave da viatura | Foto: Paulo Braga Jornalista Capinópolis, Minas…

%

Copa IMEF neste domingo (28) em Capinópolis

Vem aí, mais uma partida acirrada da Super Copa IMEF - Instituto Mineiro de Escolas…

%

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, perde a batalha contra o câncer aos 51 anos

A música brasileira está de luto com a triste notícia do falecimento de Anderson Leonardo,…

%

Tv de extrema direita teve prejuízo milionário em 2023

O engajamento fervoroso da Jovem Pan na campanha de reeleição de Jair Bolsonaro em 2022…

%

Nova viatura semiblindada reforça segurança em Ituiutaba

Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril de 2024, o 54º Batalhão de Polícia Militar…

%