Categorias: Tudo Em Dia News

Governo vai reduzir impostos sobre importação de absorventes e fraldas

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, aprovou a redução de impostos cobrados sobre a importação de absorventes e fraldas. Para os dois itens, a alíquota caiu de 12% para 10%.

A Camex também aprovou a diminuição do Imposto de Importação sobre um dos principais insumos desses produtos, conhecido como SAP. A alíquota sobre a compra desse item de fornecedores estrangeiros baixou de 8% para 7%.

De acordo com a pasta, a decisão ajudará a resolver o problema da falta de acesso a produtos básicos de higiene por parte da população.

- Continua após a publicidade -

Energia renovável

A Camex também reduziu a alíquota de importação de diversos produtos  vinculados à energia renovável produzidos no exterior. A alíquota de painéis solares cairá de 12% para 6%. Para determinados tipos de bateria de lítio, passará de 18% para 9%. A tarifa para conversores de corrente contínua cairá de 14% para 7%. Para componentes de reatores nucleares, a alíquota de 14% será zerada.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que a medida segue os compromissos do país na área ambiental e ajuda a reduzir o custo da energia. Segundo a pasta, a decisão beneficiará diversos setores da economia e os consumidores finais ao estimular a produção e a comercialização de fontes limpas de energia.

As decisões serão publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias. 

Covid-19

Também na reunião de hoje, a Camex decidiu estender, até 30 de junho de 2022, a resolução que zera o Imposto de Importação sobre 643 itens usados no combate à pandemia de covid-19. A lista inclui medicamentos, equipamentos hospitalares, itens de higiene pessoal e outros insumos.

O órgão zerou ainda o Imposto de Importação para barcos a vela, a pedido do Ministério do Turismo. A medida, informou o Ministério da Economia, pretende fomentar o turismo náutico no Brasil, ampliando o uso desse tipo de embarcação como ativos econômicos e instrumentos de trabalho, como a promoção de charters (viagens fretadas) náuticos e de roteiros de turismo de pesca.

Agência Brasil

Recentes

Deputada Ana Paula Leão e equipe sofrem acidente na BR-050

Local do acidente — Foto: Fledson Bolívar/Divulgação Na tarde da última quarta-feira (27), a Deputada…

17 horas ago

Ladrão invade galpão para furtar fios, cai de mais de 5 metros de altura em Patos de Minas

Homem foi socorrido pelos bombeiros em Patos de Minas Na manhã da última terça-feira, 26…

20 horas ago

Educação pública: projeto que apoia pais com filhos autistas, desenvolvido em Capinópolis, recebe prêmio Cidades Inteligentes

A educação pública municipal de Capinópolis celebra mais uma conquista. Na manhã desta quarta-feira (27.Mar.24),…

1 dia ago

Capinópolis: nova ponte sobre o Ribeirão do Queixada é entregue

Ponte sobre o Ribeirão do Queixada foi liberada nesta quarta-feira (27.Mar.24) Capinópolis, Minas Gerais. Após…

1 dia ago

Mais de 2 mil ovos de Páscoa foram distribuídos aos alunos da rede municipal em Capinópolis

Ovos de Páscoa foram distribuídos nas escolas municipais de Capinópolis | Foto: Paulo Braga Capinópolis,…

1 dia ago

Inscrições para o casamento comunitário em Capinópolis

Estão abertas a partir deste dia 25 de março até 4 de abril, as inscrições…

2 dias ago