TUDO EM DIA .COM / ATUALIZADO EM 14/01/2015 ÀS 22H25M
CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Moradores do bairro Florêncio estão assustados com a quantidade de escorpiões que infestaram o local próximo ao Ginásio “Danilo Vaz”.
Segundo moradores, os escorpiões, que fazem parte da família dos aracnídeos, aparecem em grande número em dias de calor intenso e é possível capturar dezenas. Um vídeo postado por moradores em uma rede social mostra a quantidades de escorpiões na parede externa do ginásio – O risco de picadas aumenta, já que no local existe uma passarela para pedestres.
ASSISTA AO VÍDEO
De acordo com Douglas Antônio Moura, 21, autor do vídeo e morador da localidade, os animais estão invadindo as casas, colocando em risco a saúde de adultos e crianças. “O ‘beco’ [como é chamada a passarela pelos moradores] tem se tornado um local perigoso, os escorpiões se escondem dentro das frestas do tijolos. Aqui no bairro existem pessoas que já foram picadas por escorpiões”, afirmou o morador.
A reportagem foi ao local denunciado pelos moradores e não encontrou nenhum animal vivo, uma vez que, escorpiões tem hábitos noturnos e se escondem durante o dia. Durante a noite, o local fica muito escuro e os animais saem do esconderijo em busca de comida. A espécie encontrada no local é a Tityus Serrrulatus (escorpião amarelo) e recentemente uma fêmea foi capturada com trinta e quatro filhotes, a foto foi postada em uma rede social por uma moradora.
O Jornal Tudo Em Dia entrou em contato com o departamento da SUCAM, que faz o controle de endemias em Capinópolis e agentes visitaram o local.
Segundo a agente de saúde Marilane Vilela, alguns fatores são primordiais para a proliferação dos animais, como umidade, entulhos, buracos. “O entulho atrai insetos, como arranhas e baratas, principal alimento do escorpião. Os buracos servem de esconderijo para o animais e com a falta de um predador natural no local, há a proliferação”, afirmou Marilane.
A umidade no local é propiciada por uma área de brejo que fica ao lado e há acumulo de lixo, que é dispensado por pessoas que passam pelo local. A parte externa do muro não recebeu reboco e foi “chapiscada” com cimento e areia, deixando algumas fretas abertas entre os tijolos, mas outros buracos no muro, que também abrigam dezenas de escorpiões, podem ter sido causado por vândalos.
Segundo a SUCAM, o Ministério da Saúde não fornece veneno aos municípios para o combate ao escorpião.
De acordo com o inciso 10 do art. 3º da Portaria MS/GM nº 1.172 de 15 de Junho de 2004, cabe ao município as atribuições de captura, apreensão e a eliminação de animais que representem risco à saúde do homem, cabendo ao Estado as supervisão, acompanhamento e orientação dessas ações.
A prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, viajou à Maceió (AL) no último dia 13 para tratar da reativação de uma usina instalada no município e o Vice-prefeito Jorginho Jacob assumiu a prefeitura. Questionado sobre o problema, o vice prefeito disse que medidas serão tomadas nos próximos dias, como a cobertura dos buracos e frestas no muro – “Temos que ser transparentes, o problema existe e temos que resolver. A prefeitura faz sua parte e com a ajuda do cidadão, eliminaremos esta situação de risco”.
Um mutirão de limpeza está sendo agendado para o próximo dia 19 de Janeiro pela cidade e o local deve receber a visita dos agentes da prefeitura Municipal de Capinópolis.
Veja algumas medidas que evitam o aparecimento de escorpiões:
- Manter o quintal e jardins sempre limpos;
- Manter a residência limpa;
- Não acumular lixo em casa e não jogar lixo em vias públicas;
- Vedar frestas ou fendas na parede;
- Instalar tela nos ralos de esgoto;
- Solicitar que donos de terrenos e lotes mantenham o local sempre limpo.