O jornal Tudo Em Dia utiliza cookies para ampliar sua experiência de navegação Saiba mais
Aceito
Tudo Em DiaTudo Em DiaTudo Em Dia
  • Notícias
    • Eleições
      • Eleições 2024
      • Eleições 2020
      • Eleições 2018
      • Eleições 2016
      • Eleições 2014
      • Eleições 2012
    • BrasilNacional
    • Minas Gerais
    • Capinópolis
    • Notícias da CRV Industrial
    • Ituiutaba
    • Uberlândia
    • Uberaba
    • Canápolis
    • Prata
    • Santa Vitória
    • Ipiaçu
    • Patrocínio
    • Flor de Minas
    • Monte Alegre (MG)
    • Goiás
    • Tudo Bizarro
    • Tudo Em Dia News
    • Instagram
  • Especiais
    • Minha História Em Dia
    • Podcast
      • Podcast Luz da Nova Era
      • Podcast 10 Minutos
      • Áudio Play (áudios)
      • Tudo Em Dia no Spotify
      • Áudio Notícias
      • Série – Herói de Mil Faces
    • Fotos e Eventos
    • Educação
    • Desenvolvimento
      • Arquétipos
      • Centros Energéticos
    • Entretenimento
      • O lado bom da Vida
      • Bichos
        • Tudo Pet
        • Animais
      • Celebridades
      • Crítica de Filmes
      • Humor
      • Filmes e Séries
    • Entrevistas
    • Colunistas
      • Paulo Braga
      • Daniela Cortes
      • A Luz da Nova Era – categoria
      • Amanda Cunha
      • Reinaldo Azevedo
    • Negócios
    • Mulher em Dia
    • Cultura
      • História antiga
      • Presidentes do Brasil
      • Fragmentos da história do Brasil de 2014 à 2022
      • Minha História Em Dia
    • 50 Anos do Golpe
    • Revolta dos 20 cents
    • VazaJato
    • Especial Publicitário
  • Vídeos
    • Tv Tudo Em Dia: Reportagens
    • Tv Tudo Em Dia: Minha História em Dia
    • Tv Tudo Em Dia – Desfiles
    • Tudo De Cima -imagens aéreas
    • Vídeos infantis Bululu
    • TV Tudo Em Dia: vídeos do canal
    • Empreendedorismo em Dia
    • TV TED
  • Serviços
    • Agência de Marketing
    • Cursos
      • Vendendo no Mercado Livre
      • Empreendedorismo
      • E-book – DASN
    • Anuncie
    • Emitir Nf-e
    • Loja de Serviços
    • Terapia Infossônica
    • Editais, balanços e licenças
    • App Tudo Em Dia
    • App A Ilha
  • ( + )
    • Lojas
      • A Ilha – Saúde Animal
      • Tudo Em Dia Saúde Animal
      • Loja de Serviços Digitais
      • Revenda produtos
      • Ouro do Egito
      • Viscum-vet
      • Magalu
      • Cupons de desconto
    • Atendimento
    • E-mail
    • A Ilha Saúde Animal
Lendo Zema tenta adiar desmonte
Notificações Mostre mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Tudo Em DiaTudo Em Dia
  • Notícias
  • Especiais
  • Vídeos
  • Serviços
  • ( + )
  • Notícias
    • Eleições
    • BrasilNacional
    • Minas Gerais
    • Capinópolis
    • Notícias da CRV Industrial
    • Ituiutaba
    • Uberlândia
    • Uberaba
    • Canápolis
    • Prata
    • Santa Vitória
    • Ipiaçu
    • Patrocínio
    • Flor de Minas
    • Monte Alegre (MG)
    • Goiás
    • Tudo Bizarro
    • Tudo Em Dia News
    • Instagram
  • Especiais
    • Minha História Em Dia
    • Podcast
    • Fotos e Eventos
    • Educação
    • Desenvolvimento
    • Entretenimento
    • Entrevistas
    • Colunistas
    • Negócios
    • Mulher em Dia
    • Cultura
    • 50 Anos do Golpe
    • Revolta dos 20 cents
    • VazaJato
    • Especial Publicitário
  • Vídeos
    • Tv Tudo Em Dia: Reportagens
    • Tv Tudo Em Dia: Minha História em Dia
    • Tv Tudo Em Dia – Desfiles
    • Tudo De Cima -imagens aéreas
    • Vídeos infantis Bululu
    • TV Tudo Em Dia: vídeos do canal
    • Empreendedorismo em Dia
    • TV TED
  • Serviços
    • Agência de Marketing
    • Cursos
    • Anuncie
    • Emitir Nf-e
    • Loja de Serviços
    • Terapia Infossônica
    • Editais, balanços e licenças
    • App Tudo Em Dia
    • App A Ilha
  • ( + )
    • Lojas
    • Atendimento
    • E-mail
    • A Ilha Saúde Animal
Siga-nos
Direitos reservados ao Tudo Em Dia - 2003/2025
Capa do Jornal | Tudo Em Dia News | Zema tenta adiar desmonte
Tudo Em Dia News

Zema tenta adiar desmonte

Agência Brasil
Published: 30/03/2023
Compartilhe

Viscum

O governador Romeu Zema está em Brasília desde terça-feira para acompanhar a Marcha dos Prefeitos e tentar a prorrogação do prazo de desativação do Aeroporto Carlos Prates na Região Noroeste de Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais informou que o chefe do Executivo minieiro pretende adiar o prazo em seis meses. O governo de Minas entende que a complexidade da operação e a necessidade de um planejamento adequado para reduzir os impactos sociais decorrentes desse processo exigem que a retirada do aeródromo seja moderada, organizada e segura. Dessa forma, a desativação agendada para o início de abril, na visão do governo, é inviável.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, informou que já havia se reunido na tarde da última terça-feira com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tentar a prorrogação, mas a decisão do governo federal foi mantida, o que levou à atuação de Zema pelo adiamento. Já o prefeito Fuad Noman disse que o Ministério de Portos e Aeroportos e a PBH já pediram aumento do prazo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que sejam retiradas as aeronaves dos hangares. “Conversei com a Anac e perguntei se era possível prorrogar esse prazo. Eles me disseram o seguinte: podemos prorrogar o prazo de decolagens para tirar os aviões de lá e para dar tempo do pessoal que está com aviões em manutenção sair, mas os pousos ficam suspensos”, revelou Fuad na última semana.
Procurado pela reportagem do <B>Estado de Minas<B>, o Ministério de Portos e Aeroportos confirmou a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates para o próximo sábado, mas ainda não há prazo definido para retirada das aeronaves do local. “A medida atende o que está previsto na Portaria nº 10.074/SIA da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada em 16 de dezembro de 2022, ainda no governo passado. A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) está elaborando um instrumento jurídico que permitirá à Prefeitura de Belo Horizonte liderar um processo organizado de encerramento das atividades, conferindo tempo para que as aeronaves hangaradas e os serviços prestados sejam transferidos para outras localidades de forma adequada”, informou a pasta em nota.
O orgão afirmou também que não há nenhuma proposta do governo de Minas para administrar o aeroporto. “Por ora, não há qualquer oferta do Ministério de Portos e Aeroportos do novo governo federal para que o Aeroporto Carlos Prates, Ativo da União, seja administrado pelo governo estadual mineiro”. O governo do estado informou que não pretende assumir a administração do terminal.
Moradores dos bairros vizinhos ao Aeroporto Carlos Prates se reuniram com o prefeito Fuad Noman e outras autoridades, na tarde de ontem, para ter a garantia de que a desativação do aeroporto, será feita no sábado. Eles temem que a decisão possa mudar, principalmente após a entrada de outras autoridades públicas na discussão. Luzia Barcelos, de 58 anos, é moradora do Bairro Jardim Montanhês e participa do coletivo “Atingidos Pelo Prates”, na Região Noroeste de BH. Ela conta que o grupo surgiu há um ano, após a constatação de que os bairros próximos ao aeroporto são muito atingidos pelos ruídos das aeronaves e onde acontecem os acidentes mais graves.
“Essa manifestação de hoje foi idealizada pelo Coletivo Cultural Noroeste BH devido ao temor. A data de fechamento, 1º de abril, vem de uma série de prorrogações de datas e foi determinada em dezembro. A primeira data de desativação era para dezembro de 2021 e depois de três prorrogações de datas, ficou a atual. A reunião é para a gente poder reafirmar que queremos sim a desativação”, disse Luiza.
PAMPULHA Empresas de aviação do Aeroporto Carlos Prates fizeram manifestação ontem em defesa da manutenção do terminal no local, o que comprometeu o funcionamento do terminal da Pampulha.
O objetivo era tentar pousar 40 aviões na Pampulha para mostrar que a quantidade não será comportada em outros aeroportos da capital e da região metropolitana após a desativação do Carlos Prates. “Nenhuma aeronave que queira vir para a Pampulha – e não tenha vaga nos já lotados hangares desse aeroporto – vai conseguir sequer autorização para decolar de qualquer outro lugar”, afirmou Estevan Velasquez, presidente da Associação Voa Prates, entidade que representa os interesses de concessionários, usuários, alunos e funcionários do aeroporto Carlos Prates.
Cerca de 20 aeronaves saíram do Carlos Prates e pousaram na Pampulha, o que foi o suficiente, segundo Velasquez, para demonstrar que o local ficou impraticável. “Ainda deixamos lá [Carlos Prates] quase 100 aeronaves que não conseguiram lugar para vir e foram impossibilitadas de decolar, não tendo outro local para ir”, disse Velásquez ao Estado de Minas, ontem à noite.
AUTORIZAÇÃO O proprietário da Claro Aviação, Cláudio Jorge da Silva, disse que o desmonte do hangar ainda não começou porque depende da autorização de alguns órgãos. “Nós ainda não conseguimos iniciar a desmobilização, pois precisamos da autorização da Anac para começar a operar no novo local, além de autorização da receita estadual, já que todo o meu estoque está aqui e não posso transferi-lo sem a permissão. E ainda estamos com aeronaves no meio das manutenções, é impossível conseguir terminar neste prazo. Nossa expectativa é que o governo reveja as atitudes e se preocupe com o todo, porque a saída abrupta só vai prejudicar o mercado, as pessoas e a estrutura”, disse.
Ele também destaca que a desmontagem de um avião para ser transferido de caminhão é prejudicial para a estrutura e que os donos das aeronaves estão processando a empresa. “Estamos passando por uma fase pós-pandemia, que as fábricas não possuem peças, então tem algumas aqui que nós estamos esperando de seis a oito meses para a entrega. Não temos expectativa de terminar essas manutenções agora e a desmontagem de uma aeronave via terrestre para um novo local é prejudicial para a estrutura, porque ela estraga muito”.
“É possível pegar uma aeronave acidentada e trazer para oficina, mas pegar uma que chegou na oficina voando, desmontar e levar para outro local, não. Ela vai se desgastar e isso virou um problema para nós, pois já iniciaram-se as ações judiciais e começamos a responder por esse tipo de ação, porque os proprietários não querem que as aeronaves saiam daqui de caminhão”, disse também.

TV TUDO EM DIA

MaracaçãoebcTudo Em Dia News
Compartilhe este artigo
Facebook Copiar link Imprimir
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Governo vai cadastrar catadores para facilitar contratação

20/03/2024

Polícia Federal combate quadrilha que superfaturou compras para covid

20/03/2024

Taxa de inovação das empresas foi de 68,1% em 2022

20/03/2024

Governo prevê nova negociação sobre direitos para motociclistas de app

20/03/2024
Mostre mais
Capa do Jornal | Tudo Em Dia News | Zema tenta adiar desmonte
Tudo Em Dia News

Zema tenta adiar desmonte

Agência Brasil
Published: 30/03/2023
Compartilhe

Viscum

O governador Romeu Zema está em Brasília desde terça-feira para acompanhar a Marcha dos Prefeitos e tentar a prorrogação do prazo de desativação do Aeroporto Carlos Prates na Região Noroeste de Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais informou que o chefe do Executivo minieiro pretende adiar o prazo em seis meses. O governo de Minas entende que a complexidade da operação e a necessidade de um planejamento adequado para reduzir os impactos sociais decorrentes desse processo exigem que a retirada do aeródromo seja moderada, organizada e segura. Dessa forma, a desativação agendada para o início de abril, na visão do governo, é inviável.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, informou que já havia se reunido na tarde da última terça-feira com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tentar a prorrogação, mas a decisão do governo federal foi mantida, o que levou à atuação de Zema pelo adiamento. Já o prefeito Fuad Noman disse que o Ministério de Portos e Aeroportos e a PBH já pediram aumento do prazo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que sejam retiradas as aeronaves dos hangares. “Conversei com a Anac e perguntei se era possível prorrogar esse prazo. Eles me disseram o seguinte: podemos prorrogar o prazo de decolagens para tirar os aviões de lá e para dar tempo do pessoal que está com aviões em manutenção sair, mas os pousos ficam suspensos”, revelou Fuad na última semana.
Procurado pela reportagem do <B>Estado de Minas<B>, o Ministério de Portos e Aeroportos confirmou a suspensão das operações aéreas do Aeroporto Carlos Prates para o próximo sábado, mas ainda não há prazo definido para retirada das aeronaves do local. “A medida atende o que está previsto na Portaria nº 10.074/SIA da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada em 16 de dezembro de 2022, ainda no governo passado. A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) está elaborando um instrumento jurídico que permitirá à Prefeitura de Belo Horizonte liderar um processo organizado de encerramento das atividades, conferindo tempo para que as aeronaves hangaradas e os serviços prestados sejam transferidos para outras localidades de forma adequada”, informou a pasta em nota.
O orgão afirmou também que não há nenhuma proposta do governo de Minas para administrar o aeroporto. “Por ora, não há qualquer oferta do Ministério de Portos e Aeroportos do novo governo federal para que o Aeroporto Carlos Prates, Ativo da União, seja administrado pelo governo estadual mineiro”. O governo do estado informou que não pretende assumir a administração do terminal.
Moradores dos bairros vizinhos ao Aeroporto Carlos Prates se reuniram com o prefeito Fuad Noman e outras autoridades, na tarde de ontem, para ter a garantia de que a desativação do aeroporto, será feita no sábado. Eles temem que a decisão possa mudar, principalmente após a entrada de outras autoridades públicas na discussão. Luzia Barcelos, de 58 anos, é moradora do Bairro Jardim Montanhês e participa do coletivo “Atingidos Pelo Prates”, na Região Noroeste de BH. Ela conta que o grupo surgiu há um ano, após a constatação de que os bairros próximos ao aeroporto são muito atingidos pelos ruídos das aeronaves e onde acontecem os acidentes mais graves.
“Essa manifestação de hoje foi idealizada pelo Coletivo Cultural Noroeste BH devido ao temor. A data de fechamento, 1º de abril, vem de uma série de prorrogações de datas e foi determinada em dezembro. A primeira data de desativação era para dezembro de 2021 e depois de três prorrogações de datas, ficou a atual. A reunião é para a gente poder reafirmar que queremos sim a desativação”, disse Luiza.
PAMPULHA Empresas de aviação do Aeroporto Carlos Prates fizeram manifestação ontem em defesa da manutenção do terminal no local, o que comprometeu o funcionamento do terminal da Pampulha.
O objetivo era tentar pousar 40 aviões na Pampulha para mostrar que a quantidade não será comportada em outros aeroportos da capital e da região metropolitana após a desativação do Carlos Prates. “Nenhuma aeronave que queira vir para a Pampulha – e não tenha vaga nos já lotados hangares desse aeroporto – vai conseguir sequer autorização para decolar de qualquer outro lugar”, afirmou Estevan Velasquez, presidente da Associação Voa Prates, entidade que representa os interesses de concessionários, usuários, alunos e funcionários do aeroporto Carlos Prates.
Cerca de 20 aeronaves saíram do Carlos Prates e pousaram na Pampulha, o que foi o suficiente, segundo Velasquez, para demonstrar que o local ficou impraticável. “Ainda deixamos lá [Carlos Prates] quase 100 aeronaves que não conseguiram lugar para vir e foram impossibilitadas de decolar, não tendo outro local para ir”, disse Velásquez ao Estado de Minas, ontem à noite.
AUTORIZAÇÃO O proprietário da Claro Aviação, Cláudio Jorge da Silva, disse que o desmonte do hangar ainda não começou porque depende da autorização de alguns órgãos. “Nós ainda não conseguimos iniciar a desmobilização, pois precisamos da autorização da Anac para começar a operar no novo local, além de autorização da receita estadual, já que todo o meu estoque está aqui e não posso transferi-lo sem a permissão. E ainda estamos com aeronaves no meio das manutenções, é impossível conseguir terminar neste prazo. Nossa expectativa é que o governo reveja as atitudes e se preocupe com o todo, porque a saída abrupta só vai prejudicar o mercado, as pessoas e a estrutura”, disse.
Ele também destaca que a desmontagem de um avião para ser transferido de caminhão é prejudicial para a estrutura e que os donos das aeronaves estão processando a empresa. “Estamos passando por uma fase pós-pandemia, que as fábricas não possuem peças, então tem algumas aqui que nós estamos esperando de seis a oito meses para a entrega. Não temos expectativa de terminar essas manutenções agora e a desmontagem de uma aeronave via terrestre para um novo local é prejudicial para a estrutura, porque ela estraga muito”.
“É possível pegar uma aeronave acidentada e trazer para oficina, mas pegar uma que chegou na oficina voando, desmontar e levar para outro local, não. Ela vai se desgastar e isso virou um problema para nós, pois já iniciaram-se as ações judiciais e começamos a responder por esse tipo de ação, porque os proprietários não querem que as aeronaves saiam daqui de caminhão”, disse também.

TV TUDO EM DIA

MaracaçãoebcTudo Em Dia News
Compartilhe este artigo
Facebook Copiar link Imprimir
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Netanyahu afirma estar “determinado” a avançar com ataque a Rafah

20/03/2024

Ação busca prender 19 policiais suspeitos de ligação com jogos ilegais

20/03/2024

STF deve retomar nesta quarta julgamento sobre revisão da vida toda

20/03/2024

Copom decide nesta quarta corte dos juros básicos da economia

20/03/2024
Mostre mais

Busque por uma matéria publicada

Siga-nos
Todos os direitos reservados ao Jornal Tudo Em Dia | 2003 — 2025

Empresa 100% legal com capital nacional

---------------------------------------------------------------------------------------

MISSÃO: Desenvolver e compartilhar um jornalismo plural e independente em qualquer plataforma, conectando gerações por meio do conhecimento.

VISÃO: Ser uma marca reconhecida pela excelência na prestação de serviço.

VALORES: Buscar, apurar e compartilhar a verdade de forma independente. Promover a diversidade de conteúdo.

  • Anuncie
  • Cursos
  • Emitir Notas Fiscais
  • E-mail
  • Produtora de conteúdo
  • Terapia Infossônica
  • Seja parceiro
  • Política de uso
  • Fale conosco
adbanner
Logo Tudo Em Dia / 2021
Seja bem vindo(a)!

Entre ou cadastre-se

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?