Alunos da rede municipal de ensino participaram da “9ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de Minas Gerais ” no município de Capinópolis. Os estudantes tiveram a oportunidade de experienciar inúmeros conhecimentos com a palestra do historiador Cláudio Scarparo Silva na última quinta-feira (14.set.23), no Salão de Eventos João Felippe.
A 9ª Jornada é um evento que ocorre em todo o estado com a participação dos municípios. Neste ano, em Capinópolis, o tema escolhido foi “Caminhos da Ecologia”, onde foi feita uma reflexão sobre a importância de se preservar o ambiente onde atuamos.
Foram exibidos slides de alguns lugares com beleza natural e paisagística da cidade como a Serra do Bauzinho, Serrinha, Fazenda Ideal, Viradouro, Rio Paranaíba e outros que podem ser aproveitados para o turismo e o lazer.
A secretária de Educação e Cultura, Iracilda Duarte, participou do encontro que reuniu estudantes das escolas Tancredo Neves, Higino Guerra e Aurelisa Alcântara de Souza.
O evento foi concluído com uma exposição de materiais arqueológicos e fossilíferos encontrados na região.
Segundo o historiador palestrante, o evento tem relevância na conscientização dos estudantes. “[Devemos salientar] a importância de conscientizar eles [alunos] na prática da preservação dos bens naturais, das matas, das florestas, do meio ambiente. Porque é nesse ambiente que vive as pessoas, que existe o patrimônio cultural, o meio ambiente que dá a vida, que traz a água, o alimento. Então, para juntar a importância do patrimônio cultural, com a importância da preservação ambiental, a gente colocou esse título Caminhos da Ecologia”, disse Cláudio Scarparo.