UBERLÂNDIA, TRIANGULO MINEIRO – Em busca de uma das 30 vagas para ocupar o cargo de Soldado da PM, mais de 6 mil candidatos fizeram, neste domingo (28), as provas objetivas da primeira fase do concurso.
Das 30 vagas abertas, 27 são para homens e três para mulheres, para atuar em qualquer um dos 18 municípios do Triângulo Mineiro que compõem a 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM).
A disputa por uma vaga na primeira fase, em Uberlândia, foi a mais acirrada do Estado, com 124,5 candidatos por vaga entre os homens e 329,3 concorrentes por posto entre as mulheres. Esse foi o último concurso para não oficiais em que foi exigido somente o segundo grau, o que contribuiu, segundo a PM, para elevar a concorrência. Para as próximas seleções, a PM deve exigir curso superior dos candidatos.
“Doze candidatos foram eliminados porque foram flagrados com aparelho celular e outros dois não puderam fazer as provas por não portarem carteira de identidade”, disse o chefe da seção de comunicação organizacional da 9ª RPM, capitão Miller Michalick.
Os candidatos aprovados nas provas de hoje passarão por outros três processos, que incluem testes psicológicos e físicos, até que as vagas sejam preenchidas. Os selecionados farão o curso de soldado de primeira classe em Belo Horizonte.
O salário inicial do soldado é de R$ 3 Mil mensais.