CAPINÓPOLIS – É muito bom quando se visita outras cidades e observa-se a limpeza nas ruas, principalmente no descarte de entulho dos quintais ou restos de material de construção. Nessas cidades há um cumprimento rigoroso do Código de Posturas, e a participação da população no seu cumprimento ajuda a manter a cidade sempre limpa.
Em Capinópolis essa medida começa a vigorar a partir de fevereiro, e muitos profissionais que atuam na área que realiza tais descartes já começam a se mobilizar para se adequarem à Lei, como o caso dos podadores de árvores, que já estão se estruturando com carretas e veículos para transportarem o produto originado da poda. “Vamos ter local próprio para o descarte em pequena quantidade e outro local para grandes quantidades, e tudo isso poderá ser reaproveitado, como adubo orgânico, ou mesmo material para recuperação de estradas, como o material de construção”, disse Volnei Paiva.
De acordo com o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município apresentado à FEAM – Fundação Estadual de Meio Ambiente e a Lei Municipal 1.511 de 03 de dezembro de 2013 que “dispõe sobre a política municipal de saneamento básico de Capinópolis – MG”, aprovada pela Câmara Municipal; e ainda a Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público, várias ações estão sendo desenvolvidas no município visando adequar-se às normas ambientais, tudo isso após a realização da Conferência Municipal do Meio Ambiente, promovida em 2013, a coleta de entulhos que até então está sendo realizada pelo município, passará a ser responsabilidade do cidadão, que deverá alocar caçamba ou outros meios para o correto descarte de seus entulhos.
“Essas medidas são fundamentais para que o município de Capinópolis esteja atendendo a Legislação Ambiental e assim, protegendo o meio-ambiente”, disse o secretário de meio-ambiente e desenvolvimento sustentável do município, Volnei Paiva.