Submetido a exames nesta terça-feira (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou discurso que faria durante um evento de que participou durante a noite de hoje, de inauguração da nova sede da Telefónica no Brasil.
Sua fala chegou a ser anunciada pelo locutor, que foi informado então pelo presidente da empresa no país, Antonio Carlos Valente, de que ele mandava um “boa noite” aos presentes, mas que não falaria.
Lula passa por novos exames, e médico descarta volta de câncer
“O presidente Lula não pode falar porque está com um problema na garganta”, afirmou então o apresentador da cerimônia.
Lula passou na manhã de hoje por exames no Hospital Sírio-Libanês, que não detectaram sinais de tumor.
Entre os exames realizados hoje, estão o pet-scan, aparelho de alta precisão que rastreia o organismo, e a laringoscopia, feita para diagnosticar doenças da laringe.
Segundo a assessoria do ex-presidente, ele preferiu não falar para poupar a voz, mas não há relação direta com os exames.
Em outubro de 2011, Lula teve diagnosticado um tumor na laringe. Passou por tratamento quimioterápico e radioterápico que durou cerca de cinco meses.
Em março do ano passado, exames mostraram que não havia mais a presença do tumor. Outros exames realizados desde então deram o mesmo resultado.
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que acompanhou Lula no evento, disse que o ex-presidente está bem.
“Tenho a impressão que o médico deve ter feito algum apelo para ele poupar a garganta.”