Nesta quinta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial do Braile. Para fomentar o ensino desta forma de comunicação que facilita a vida de pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek oferece, ao longo de todo o ano, um curso gratuito voltado a todos os interessados em aprender a técnica. Além disso, o espaço dispõe de um acervo de cerca de 400 obras escritas em relevo para empréstimo à população.
O curso é ministrado ao longo de todo o ano, à medida que surge demanda. Quando um interessado informa à Biblioteca o desejo de aprender sobre o método, os servidores municipais montam uma agenda de aula para ministrar o conteúdo. O curso é dado por uma profissional treinada e de forma individualizada.
“Receber uma pessoa por vez tem o objetivo de garantir o melhor atendimento possível a cada pessoa que nos procura. O número de encontros também é variável, pois depende do desempenho de cada um, já que o ritmo de aprendizado é sempre diferente entre os alunos”, explicou a coordenadora da Biblioteca, Denise Carvalho.
O curso é aberto tanto para quem tem deficiência visual ou pessoas simplesmente interessadas em conhecer mais da técnica. As aulas podem ser marcadas das 8h até as 13h, de acordo com a disponibilidade da equipe do espaço.
“Ano passado, recebemos pessoas de diferentes perfis e idades, como é o caso de um garoto de 11 anos que se mostrou bastante interessado. Estamos de portas abertas à população, mas ressaltamos que o aprendizado depende diretamente do empenho”, comentou Denise.
Grande acervo
Além de ensinar o método, a Biblioteca Municipal também incentiva a leitura de pessoas que já fazem uso da técnica. Está disponível para empréstimoum grande acervo em braile à disposição para empréstimo. Para levar as obras para a casa, basta ter uma ficha convencional cadastrada no sistema. No entanto, o uso deste recurso é exclusivo para pessoas com comprometimento da visão.
O material fica guardado em uma sala separada no prédio, servindo também de espaço pedagógico durante visitas guiadas de escolas.
Conheça!
O quê: Acervo de braile da Biblioteca Municipal e curso de braile
Onde: na praça Cícero Macedo, Centro
Horário de funcionamento: 2ª a 6ªfeira – 8h15 as 18h45
Para mais informações: 34 3238-5168